Dia de ciranda com os Sem Terrinha

Eles são apelidados carinhosamente de “os Sem Terrinha”. Apesar da nomenclatura, atualmente, a criançada do pré-assentamento Elizabete Teixeira, em Limeira (SP), tem bastante terra onde cultivar alimentos e brincar à vontade. E se há fartura de brincadeira, O Quintal de Fulana e Melão nunca fica de fora! Com o apoio do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – David Arantes (CEDECA-Limeira), pudemos participar de uma Ciranda Infantil com os pequenos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que ocuparam uma área federal devoluta de cerca de 1.200.000 m² no município. São 120 famílias que, desde 2007, vêm tornando aquele espaço mais verdejante e produtivo, para alimentar não somente seus companheiros internamente, como também para encher os lares de Limeira de comida boa.

Foi em 1987 que a Ciranda Infantil teve início, quando ocorreu o 1º Encontro Nacional de Educadores/as da Reforma Agrária (ENERA). Inicialmente, a proposta era possibilitar que as mães e pais pudessem participar das discussões políticas do movimento enquanto suas crianças se divertiam. Só que, ao longo dos anos, tornou-se uma proposta pedagógica do MST amadurecida, tendo como foco a formação das crianças. Abaixo, você pode assistir a um vídeo feito pelo canal Vida no Sul sobre as Cirandas Infantis do MST.

E foi junto aos amigos do CEDECA-Limeira que pudemos falar de destinação correta de lixo, reaproveitamento de materiais e reciclagem, por meio de uma conversa gostosa, da distribuição de sementes crioulas e da apresentação de nosso espetáculo Plástico pra Toda Obra. Nessa empreitada, tivemos muita ajuda dos queridos Fábio Accardo de Freitas, Cícero Costa Hernandez e Camila Bazzuco, que tornaram toda essa diversão possível e, portanto, a eles retribuímos com nossa mais profunda gratidão. Ah! As fotos que você vê na galeria lá em cima são da Camila, viu? Divirta-se com a gente ao visualizar os registros.

As apresentações do nosso espetáculo em espaços como este são uma contrapartida adicional ao prêmio que recebemos do ProAC/Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Elizabete Teixeira
www.facebook.com/elizabete.teixeira.75641
Área do Horto Florestal Tatu,
km 138 da Rodovia Anhanguera
Limeira – SP

FAZENDO O SOCIAL