Seja apoiador do ICA

Circo dá futuro? Dá, sim, senhor. É no que acredita e o que prova o ICA. A Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente, na cidade de Mogi Mirim, interior de São Paulo, há 20 anos promove o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade social por meio de práticas socioeducativas nas áreas do circo, mas também da música, da dança, do teatro e da literatura. O foco está sempre na constituição de espaços de convivência, na formação para a participação e a cidadania, e no fortalecimento das relações familiar e comunitária. Utilizando essas ferramentas, a instituição descobre e reforça as potencialidades e habilidades de cada serzinho, garantindo fortes vínculos e desenvolvimento pessoal.

Com todo esse tempo vivido e esse gabarito, já se ouvem histórias de pessoas que foram alunas e que, hoje, se tornaram educadoras da instituição. Daí a importância do circo social em criar oportunidades de atuação positiva na sociedade. Tanto é que a iniciativa ganhou o mérito de referência em arte-educação e expandiu sua área de atuação além de seus muros, multiplicando-se em unidades de assistência social, escolas municipais e outras organizações sociais da cidade. São ao todo sete locais parceiros que recebem a colaboração do ICA, beneficiando 670 crianças e adolescentes: as Escolas Municipais de Educação Básica Alfredo Bérgamo, Adib Chaib e Geraldo Pinheiro; a Escola Estadual Valério Strang; e as unidades Leste, Norte e Sul do Centro de Referência da Assistência Social.

“E para você fazer formação, ter materiais, ter essa gestão de vida desses ciclos, precisa de dinheiro, de investimento contínuo. Daí, a gente tem o desafio mais importante, que está como pano de fundo, mas, sem ele, não dá”, acredita Maria Isabel Somme, coordenadora geral do ICA. É o circo se reinventando para incluir ainda mais gente sob sua lona! E sempre dá para melhorar o serviço que é prestado. Se você se identifica com a causa, há formas de colaborar.

Como pessoa jurídica, por exemplo, dá para destinar um percentual do ICMS a ser pago mensalmente para um projeto cultural aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Eles explicam tudo por aqui.

Agora, como pessoa física, é possível fazer doações (alimentos, brinquedos, livros, roupas, sapatos, materiais etc.) e depósitos bancários. Além de também participar da vasta programação da instituição, muitas vezes aberta ao público, como é o caso do Show de Talentos, apresentado pelos educandos, e das palestras e oficinas. E, frequentemente, a instituição abre editais para a seleção de voluntários para compor a equipe. Para saber mais da atuação do ICA além de sua sede e como participar como voluntário, visite este link.

O SuperMasterClass de Zumba, por exemplo, reúne uma galera de instrutores de dança na instituição em prol do Projeto Mente em Foco, que, além de incentivar a mexer o esqueleto, ajuda a arrecadar fundos em parte para a compra de leite ou o que mais o ICA necessita naquele momento.

Assista ao vídeo institucional do ICA e conheça um pouquinho do trabalho que realiza.

 


ICA – Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente
(19) 3862-3794, 3806-4482
facebook.com/instituicaoica
youtube.com/instituicaoica
Avenida Brasília, 350
Mogi Mirim – SP

COLABORE