Somos um quarteto fantástico (uhuuuuu!)

De forma lúdica, queremos estimular, promover e divulgar a cultura circense e sua diversidade

Fulana de Tal e Melão Cólico são os nomes dos palhaços existentes em nós, os jornalistas Naélia Forato e Romulo Osthues, que brincam em meio às técnicas da reportagem e o escorregadio terreno da palhaçaria. Sabendo que nosso quintal pode ser muito maior que o jardim que um dia iniciamos do lado de fora de casa, pensamos este site como um espaço (além-muros!) de promoção, provocação e reflexão sobre as artes circenses e a palhaçaria. O Quintal de Fulana e Melão é o resultado de uma pesquisa jornalística e artística, com as “viagens” (em amplo sentido) dos palhaços Fulana e Melão. Usando plataformas multimídia e interativas, desejamos colaborar com a divulgação cultural do circo e da palhaçaria, revelando como esses campos artísticos resistem e se reinventam na contemporaneidade.

Um jornalismo ridículo

Trocamos as redações de revistas por onde passamos para visitar e colorir com giz de cera lonas de circo, praças públicas, casas de espetáculo e lugares onde a brincadeira é sempre (mais) bem-vinda! Para isso, O Quintal de Fulana e Melão, além de uma companhia artística, é uma geradora de conteúdo cultural independente, que divulga as atividades circenses Brasil afora. Desde abril de 2012, temos produzido vídeos, textos e fotos que revelam um pouco do atual universo circense – sob a lona e fora dela – e seu poderoso resultado de mudanças socioculturais. Em 2016, fomos contemplados com o prêmio ProAC por meio do Edital n° 41/2016, de “Publicação de Conteúdo Cultural”, para a realização do projeto Caravana_SP, que estará em execução até agosto deste ano. E aqui neste site, até lá, todos os materiais resultantes das reportagens e apresentações da dupla pelo interior do estado paulista estarão disponíveis.

Nos festivais de que participamos, bem como nas companhias, escolas, lonas etc. que visitamos, buscamos pesquisar as diferentes linguagens de circo neles presentes e nos aprofundar numa palhaçaria que seja própria da América Latina – o que a caracteriza, como se diferencia daquilo que é feito no restante do mundo e quais são as afinidades e disparidades (do ponto de vista do artista circense) do que se acredita ser a cultura de palhaços brasileira. Mais que explorar nossa própria palhaçaria, também buscamos relativizar a (imposta) seriedade de uma cobertura jornalística: o lúdico-divertido pode estar em tudo, acreditamos.

RECICLAGEM DE HERÓIS | É só chamar que a gente aparece para mostrar que nem precisa de superpoderes para solucionar alguns probleminhas do mundo

Sabe-se do papel do palhaço diante de – e entre – todos os outros artistas circenses. Sua importância, graça e poesia fazem com que o ridículo passe a ser uma virtude, e não um demérito. O Quintal de Fulana e Melão propõe a divulgação (popularização) de princípios próprios dessa atividade. Nossa intenção é agregar valores artísticos ao trabalho jornalístico e, também, reforçar duas necessidades: a produção de conhecimento sobre o circo; e o investimento em políticas socioculturais no Brasil que fomentem e valorizem essa que é uma de suas mais relevantes artes. Acreditamos que promover a cultura circense da atualidade poderá melhorar a qualidade de vida de quem vive do circo e de quem o visita como espectador.

Um pouquinho mais sobre nós

Melão vibra com tudo o que Fulana consegue fazer (mágica, malabares, contorcionismo), pois é pouco habilidoso com o corpo. Sabe andar de monociclo, mas precisa muito melhorar as pedaladas. Enquanto Fulana se distrai facilmente porque é uma espoleta, ele se compenetra, crava os olhos e direciona o nariz. São parceiros em laço de amizade invejável: noite e dia, lua e sol, terra e ar, pedra e papel. Complementares nos estados de vida, de respiração, de palhaçaria. Enquanto Melão arquiteta um plano, Fulana já o está executando. Fulana é do tipo que tropeça nos próprios pensamentos. Melão retira de sua frente as vagas ideias que são obstáculos para Fulana. Melão, mesmo que pernalonga, nunca pularia uma poça de água sem antes titubear. Fulana constrói uma ponte para que Melão cruze a poça sem que qualquer gota o toque. Assim como nós, a dupla Fulana e Melão também acredita que seu quintal ultrapassa os muros que protegem suas casas, por isso, a vontade deles é de se aventurar por um mundo que lhes ofereça aromas, cores e texturas das mais diversas.

O Quintal de Fulana e Melão tem por missão observar seu entorno para promover alegria e despertar responsabilidade socioambiental (criando uma atmosfera de pertencimento comunitário) em espaços onde exista algum tipo de vulnerabilidade (isolamento psicossocial, questões ligadas a disputas de território, pobreza, degradação da natureza, atentados aos Direitos Humanos etc.). Os palhaços Fulana de Tal e Melão Cólico querem mostrar que viver o presente é importante e que olhar ao redor é, talvez, uma das melhores formas de garantir o futuro. Eles têm grande afinidade por temas que tratam da natureza, o que não os impede de fazer coisas corriqueiras também, que estão fora desse eixo ecológico, como brincar com o simples “escorregar na casca de uma banana”.

Acreditamos que palhaços devem ser libertários, surpreendentes. Esse pensamento nos deixa muito livres para criar novas histórias sempre que preciso. Para além dos espetáculos montados, a exemplo do Plástico pra toda obra – atual esquete em circulação da dupla –, trabalhamos com o improviso (qualquer evento em cena é um estímulo para a apresentação). Nas apresentações, a inspiração vem em primeiro lugar. O suspiro. Respirar é necessário para rir. Não nos vemos obrigados a arrancar (a todo custo) risadas do público a cada ato, e sim, encantá-los. O riso é uma consequência do envolvimento, reação da possível (e não obrigatória) conexão entre palhaços e os demais presentes.

Conheça mais detalhes de nosso trabalho passeando pelo site. Nos bastidores, estamos organizando tudo o que andamos fazendo nos últimos anos (tanto na palhaçaria quanto no jornalismo de divulgação do circo) para deixar disponível para você. Nós trabalhamos nossa ansiedade do lado de cá e você a sua do lado daí, mas vai acompanhando a gente de vez em quando tanto aqui no site quanto no Facebook e no YouTube! Abaixo, separamos algumas palavras bacanas que falaram sobre nós. Por enquanto, foi só coisa boa! ;O)

Disseram por aí…

TV Unesp | www.youtube.com/watch?v=Bqhhr96OVPM

Jornal A Tarde | http://atarde.uol.com.br/cultura/materias/1497689-itaparica-realiza-nova-edicao-do-festival-cultural-de-rua

Rádio Educadora da Bahia | https://soundcloud.com/o-quintal-fm/fulana-e-mel-o-est-o-na-r-dio

Site Catraca Livre | https://queminova.catracalivre.com.br/sem-categoria/dupla-utiliza-linguagem-do-circo-para-conscientizacao-socioambiental

News Rio das Pedras | https://www.facebook.com/newsrdp/videos/1573774282685244

N Botucatu | http://noticias.botucatu.com.br/2013/07/31/o-quintal-de-fulana-e-melao-no-encontro-internacional-de-agroecologia

Portal Imprensa | http://portalimprensa.com.br/revista_imprensa/conteudo-extra/67189/os+desafios+nas+alturas+de+robson+paduan+e+as+palhacadas+de+romulo+osthues