Ecologia com bom humor

Voar com um foguete, adubar uma plantinha com esterco de vaca, fazer chover com uma dança indígena… Quem diria que, com objetos de plástico, tudo isso (e muito mais!) fosse possível acontecer em pleno picadeiro? No mundo imaginário em que vivem os palhaços Fulana de Tal e Melão Cólico, o fazer de conta passou a ser um jeito lúdico de mostrar a importância de se conhecer melhor o lixo que é produzido no dia a dia.

“Plástico pra toda obra” é como se chama o espetáculo que a dupla apresenta. Ele é o primeiro episódio de uma pentalogia (papel, metal, vidro e orgânicos serão também contemplados futuramente) e registra a importância de se valorizarem os materiais plásticos (com enfoque nas garrafas PET), dando-lhes uma segunda oportunidade antes de seguirem para a reciclagem. Fulana e Melão dão funções novas aos plásticos e os usam como objetos de cena para promover a reflexão sobre o reaproveitamento, provocando o encantamento na plateia por meio da surpresa, estimulando o imaginário da mesma, tal qual sua criatividade para “realizar obras de plástico” com aquilo que seria descartado.

Como assim? Bem, com uma das ferramentas mais divertidas de que o ser humano pode dispor – a imaginação –, nO Quintal de Fulana e Melão, uma garrafa plástica de amaciante de roupas vira carrinho de brinquedo (com alarme contra furtos e tudo…), garrafas de refrigerante se tornam violões (e entre o público se descobre o violonista da vez) e até um incrível recipiente de armazenar a voz faz com que um grandalhão possa “falar fino”. E é com esse simples jogo de resignificação (e transformação) do “inútil” que a palhaçaria acontece, cativando crianças e adultos, e a concepção de que “nada é lixo neste planeta” é compartilhada.

O espetáculo teve sua estreia no III Festival Cultural de Arte de Rua de Itaparica – Festit 2013, na Bahia, ao longo do qual foram realizadas três apresentações do mesmo. Desde então, Fulana e Melão o levam para onde haja demandas por uma bandeira sobre o reaproveitamento de materiais plásticos. Nas apresentações, a dupla também prepara intervenções ecopalhacísticas (miniesquetes, piadas e improvisações ecológicas) sobre temas que envolvem agroecologia e reciclagem, além da distribuição de sementes de frutíferas e hortaliças para o público.

Na galeria de fotos, você vê um apanhado que fizemos de vários momentos legais entre as apresentações que aconteceram até agora!

FULANA E MELÃO