Lar do Jovem Idoso Tio João

Fundado em 2002 sob o lema “cuidar é um ato de amor”, o Lar do Jovem Idoso Tio João abraça, atualmente, 38 idosos em suas instalações na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A ideia de criar uma instituição filantrópica sem fins lucrativos e de longa permanência foi do então homenageado João Carlos Pires – o “tio João”, hoje falecido – ao lado de sua esposa Rosângela Souza, atual presidenta do espaço. Eles encabeçavam, lá no início, apenas uma creche, mas foi ao chamar um morador de rua para tomar banho na instituição que uma nova história se iniciou.

Além de viverem como uma grande família no espaço, os de “melhor idade” recebem alimentação diária e todo o cuidado necessário para seu bem-estar, tudo bem amparado por uma equipe multidisciplinar. Fazem tudo juntinhos, numa convivência intensa que começa no café da manhã e termina no chá da noite.

Segundo Ivânia Mendonça, funcionária do lar, “felizmente não faltam visitas”. Frequentemente, eles recebem profissionais da saúde, além de grupos de teatro e músicos, sempre oxigenando o espaço com alegria e prestando serviços importantes em prol da saúde dos jovens idosos.

O Lar é mantido por organizações não-governamentais, doações esporádicas e eventos beneficentes. Você pode colaborar doando alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal, fraldas etc. No momento, a instituição precisará realizar uma reforma em suas dependências, então, o mais urgente é a arrecadação em dinheiro, que pode ser recebida via boleto (para tanto, deve-se ligar lá para registrar os dados do contribuinte) ou depósito na seguinte conta bancária:

Banco Bradesco
Agência 0490-1
C/C 020082-4
Lar do Jovem Idoso Tio João

As fotos que ilustram esta postagem são da fotógrafa Fabíola Terra.

Lar do Jovem Idoso Tio João
(16) 3628-4242
facebook.com/LarJovemIdoso
Rua Santos, 1555, Vila Elisa
Ribeirão Preto – SP

COLABORE